BOTOX

Mais conhecida como Botox, a neurotoxina botulínica é uma substância injetável utilizada para relaxamento muscular que, quando aplicado em pontos específicos da face  promove a redução da contração dos músculos da  expressão facial, como consequência, promove a diminuição das rugas por expressão.

Isso ocorre devido o botox, impedir o impulso elétrico entre a célula nervosa e a musculatura (o que bloqueia a contração muscular).

A aplicação de Botox® é o procedimento estético minimamente invasivo mais realizado no Brasil, de acordo com o censo de 2018 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chegando a 95% dos tratamentos realizados. Isso se deve pelo fato de ser um dos primeiros procedimentos eficazes a ser realizado para minimizar o impacto do processo de envelhecimento. 

Na estética, podemos indicar o uso do Botox para arquear as sobrancelhas, abrir o olhar, tratar as rugas da testa, ao redor dos olhos (pés de galinha), região entre as sobrancelhas (glabela), rugas do nariz e celulites do menstruação (queixo), para atenuar rugas do pescoço. Além da indicação para tratamento de bruxismo, sorriso gengival e hiperidrose.

Seu uso é indicado a partir dos 25 anos de idade,  desde que o paciente tenha alta e forte expressão facial, bem como seja indicada apenas para uso preventivo em menores doses. Seu uso contínuo (a cada 4 a 6 meses), previnem que as rugas que só aparecem na expressão tornem-se rugas fixas na pele, mesmo com o rosto em repouso.

BENEFÍCIOS:

Preventivo: como a contração muscular é a causa das rugas que, com o passar dos anos irão se instalar definitivamente na face, o uso contínuo  do Botox® irá reduzir a movimentação muscular, reduzindo o aparecimento das  rugas dinâmicas na movimentação dos músculos faciais, prevenindo assim o surgimento das rugas permanentes.

Reparador: Como Botox® irá reduzir a força muscular dos músculos da face que, causam e agravam as rugas já permanentes, estas serão amenizadas.

COMO É FEITO A APLICAÇÃO DE BOTOX®?

O Botox® deve ser realizado em consultório, sua aplicação é realizada com pequenas e finas agulhas, em pontos estratégicos da face. Sendo praticamente indolor, podendo ainda, utilizar anestésico tópico, gelo e até aparelhos vibratórios para auxiliar na realização do procedimento.

Sua execução é simples e até rápida, com duração média de 10 minutos. Porém, o local de aplicação deve ser planejado e estudado, com o objetivo de obter o resultado mais efetivo e natural possível.

É importante avaliar a formação e a certificação dos  profissionais antes de você se submeter ao procedimento, uma vez que isso pode afetar sua segurança e saúde . 

COMO FICA A PELE APÓS  BOTOX®, É PRECISO REPOUSO?

Após aplicação de Botox®, a região onde houve a puntura da agulha irá ficar levemente irritada e avermelhada que, no máximo em 12 horas esses sinais desaparecerão.

Por ser um procedimento minimamente invasivo, não há necessidade de repouso absoluto. Contudo, o paciente é orientado a não tocar, nem massagear  a região onde o Botox® foi aplicado, não baixar a cabeça e não realizar  exercícios físicos nas 4 primeiras horas pós procedimento.

O uso de maquiagens e dermocosméticos só é liberado 24 horas após aplicação, para prevenir qualquer tipo de infecção. 

QUANDO PERCEBO OS RESULTADOS?

O resultado do Botox® não é imediato. Após a aplicação, começa-se a perceber a redução da contração muscular entre 3 a 7 dias.

O resultado mais eficaz é notado após 2 semanas, onde é o momento ideal para a consulta de retorno, sendo possível verificar se há necessidade de reaplicações de reforço ou ajuste.

Depois das duas primeiras semanas, seu resultado terá duração aproximada de 3 a 4 meses. Porém, existem casos mais raros, onde a duração pode chegar até seis meses. Entretanto, esse período de duração da neurotoxina botulínica essa associada a quantidade de substância aplicada, plano de inserção da substância, faixa etária do paciente, sexo (homens têm menor duração que mulheres), metabolismo e até hábitos de vida.

QUEM NÃO PODE FAZER BOTOX®?

  • Alérgicos a qualquer componente da formulação;
  • Grávidas e lactantes;
  • Pacientes que estejam passando por problemas de saúde;
  • Pacientes que estejam sob algum tratamento medicamentoso;
  • Pacientes portadores de doenças neuromusculares;
  • Pacientes que estejam com infecções na região a ser aplicado o Botox.

     

Se quiser tirar dúvidas específicas sobre o seu caso, clique no botão abaixo e fale com a gente!

Olá, quero marcar minha consulta com o D